Manual de navegação logo

Manual de navegação

Acessibilidade logo

Acessibilidade

Fale conoscobat-papo

Fale conosco

  • *Campos obrigatórios
  • Ao iniciar um contato, você concorda com a Política de privacidade

  • ...Ou se preferir

  • Ligue para nós

    (77) 3643-1008 - gabinete@matina.ba.gov.br

  • E-mail

  • Ou seja atendido presencialmente

    Segunda a sexta-feira, das 07:00 às 13:00

    Pça. Helena Carmem de Castro Donato, S/N, Bairro Liberdade

  • Outros meios de contato

Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer
Busca Ativa Escolar
05/06/2019

Busca Ativa Escolar realiza encontro em Matina.

A coordenação operacional da Busca Ativa Escolar de Matina realizou, no último dia 20 de maio, encontro com o Grupo de técnicos verificadores, que tem a função de identificar as crianças e adolescentes que estão fora da escola, para a partir daí adotar medidas necessárias no sentido de garantir o retorno e a permanência do aluno na sala de aula. Bem assim, traçar ações para erradicação e prevenção da evasão escolar para no ano de 2019 no município de Matina.

A Busca Ativa Escolar foi iniciativa desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM. A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da plataforma, municípios e estados podem registrar e acessar dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

A Busca Ativa Escolar em Matina, reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Conselho Tutelar e Sociedade Civil Organizada. Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola. O trabalho que se iniciou na segunda metade do ano de 2018 já tem contribuído efetivamente com a educação municipal mediante o retorno de estudantes evadidos e garantia da permanência de alunos com baixa frequência.

A busca ativa no município de Matina é uma ação, prevista na Meta 2, do Plano Municipal de Educação, regulamentado pela Lei Municipal nº 32, de 16 de junho de 2015, como estratégia de erradicação da evasão escolar, através de parcerias com órgãos públicos de assistência social, saúde e proteção à infância, adolescência e juventude.

O Grupo de Verificadores da Busca Ativa Escolar de Matina é composto por Maria Rosana e Andréia representantes da secretaria de assistência social, Reinan representante do conselho tutelar, Raquel Jaqueline Cotrim e Ângela representantes da secretaria de saúde, Márcia Bizerra e Maria José Fagundes representantes da secretaria de educação, todos orientados pela coordenadora operacional da plataforma Maria Luiza Duques, que também representa a secretaria de educação de Matina.

 



Autor:

O que você achou da nossa página ?

  • Muito insatisfeito
  • Insatisfeito
  • Regular
  • Satisfeito
  • Muito satisfeito