Ação Social
REALIZADA EM MATINA A III CONFERENCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
25/11/2022
Aconteceu na manhã dessa terça feira (22), no auditório da Escola Dr. Joaquim Venâncio de Castro, a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, convocada pelo CMDCA e realizada com o apoio da Prefeitura Municipal de Matina através da Secretaria de Assistência Social, CRAS e Conselho Tuletar.
Na composição da mesa, além da prefeita Olga Gentil e do vice prefeito Irineu Fernandes, estavam a Coordenadora Municipal de Educação Inclusiva Juvenice Fernandes; a Coordenadora do Programa Primeira Infância no SUAS Néia Cotrim, presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente Marivalda Alves de Souza; as secretárias de Assistência Social Cássia Santana e de Educação Luzia de Marilac; o secretário de Saúde Charles Jacson representado a Polícia Civil Luana Pimentel de Castro Cardoso e uma representante dos adolescentes Emille Rayane Pereira.
No momento cultural tivemos a brilhante apresentação das crianças e adolescentes do grupo de capoeira Alvorada com o mestre Cascavel e também da adolescente Darlene Ferreira integrante da educação Inclusiva.
Durante o evento, a Secretaria de Assistência Social, fez uma homenagem aos alunos medalhistas de Matina, que brilham pelo Brasil afora nas Olimpíadas de ciências e matemática e nas competições estudantis; entregando a cada um, uma linda lembrança.
A prefeita fez um forte chamamento a todos, para intensificação do trabalho de assistência aos diversos estratos sociais, especialmente aos que mais precisam, suscitando para a partir de janeiro, a elaboração de programas e projetos com foco no social, se predispondo a ir em busca de recursos junto aos governos estadual e federal. " Cuidar dos que mais precisam é a missão primeira de nossa gestão." – declarou
A Palestra magna foi ministrada pela advogada e professora Fernanda Xará, que versou sobre o tema central da conferência: “A situação dos direitos humanos da criança e adolescentes em tempos de pandemia da Covid-19, violação e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas públicas de proteção integral, com respeito à diversidade.”
A dinâmica das discussões aconteceu nos cinco eixos temáticos, com boa representatividade e participação, inclusive com um expressivo número de adolescentes, pais, representantes das instituições e da sociedade civil organizada.