Teste Rápido para o Coronavirus
21/05/2020

A Secretaria Municipal de Saúde de Matina começou, neste sábado, dia 16 de maio, a realizar Teste Rápido para Coronavírus, com o objetivo de antecipar a identificação de casos suspeitos de Covid-19.

Já foram realizados testes em 19 pessoas, são operários da construção civil de outras cidades que estão trabalhando em obras no município de Matina, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas que estiveram em viagens recentes em cidades com casos confirmados da doença. Todos os resultados testaram NEGATIVO para Covid-19.

Os operários testados estão em Matina há vários dias e vinham sendo monitorados pelas equipes de vigilância. Com o resultado negativo dos testes tem-se a sensação de mais tranquilidade e segurança na permanência destes operários no município.

Como não há número suficiente de testes para testagem ampla da população, a aplicação dos testes rápidos será definida de forma estratégica e otimizada, somente em casos específicos, a serem definidos pelas equipes de saúde, que estão trabalhando especialmente no monitoramento e controle de propagação do coronavírus em Matina.

Os testes rápidos são uma etapa no processo de identificação que possibilita resultados em poucos minutos: caso o resultado dê negativo em um teste rápido, ele pode ser descartado como coronavírus. Já se o resultado der positivo, o paciente terá seu exame enviado para um laboratório, para que seja analisado com mais detalhes e ser confirmado ou descartado.

A Prefeitura Municipal de Matina e a Secretaria Municipal de Saúde estão empenhados na implementação de ações efetivas de enfrentamento e combate à propagação da Covid-19, mas é preciso que o cidadão faça a sua parte, seguindo todas as orientações de higienização pessoal, uso de EPIs e distanciamento social.

Em caso de dúvidas e necessidade de ajuda, o cidadão matinense dispõe de uma Central de Atendimento específica sobre a Covid-19, através de WhatsApp. O contato (77) 9 9158-3707 funciona com uma equipe especializada 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Autor: