UNIDADE DE SAÚDE É REINAUGURADA COM AMPLIAÇÃO DOS SERVIÇOS À POPULAÇÃO
23/09/2022
UNIDADE DE SAÚDE É REINAUGURADA COM AMPLIAÇÃO DOS SERVIÇOS À POPULAÇÃO
A Prefeitura de Matina, através da Secretaria de Saúde realizou nesta segunda-feira (19) a Reinauguração da Unidade Básica de Saúde “Cinaria de Brito”. (Porco Torto). O prédio passou por adequações e foi completamente revitalizado.
A Coordenadora da Atenção Básica, disse que a nova UBS vai oferecer melhores condições de trabalho aos servidores, proporcionando maior conforto, segurança e acessibilidade aos usuários. “A partir de hoje, a nova UBS estará de portas abertas para recebê-los, quer todos os usuários dessa unidade se sintam acolhidos; é mais um passo dado para o fortalecimento da atenção básica no município”.- concluiu.
O Secretário de Saúde Charles Jacson, disse: “É uma honra e uma alegria cumprir mais este compromisso com os moradores de Matina; estamos reinaugurando e colocando para funcionamento essa unidade, cujo prédio foi construído na gestão de Olga e atravessou um período de 08 anos, sem receber nenhuma manutenção. Foi necessário fazermos aqui uma grande intervenção, algumas adequações para atender as normas do SUS e também dar comodidade aos servidores e pacientes. É o resultado dos nossos esforços para cuidar melhor da saúde da nossa população, disse o secretário.
O médico e ex prefeito de Matina, Dr. Zezito, sempre dedicado às causas da saúde, enalteceu o trabalho dos profissionais da saúde, declarando: “Considero imprescindível a valorização dos servidores públicos e neste momento quero parabenizar os servidores da secretaria de saúde, que diariamente realizam um trabalho exemplar para nossa população.”
Em seu pronunciamento a prefeita Olga enfatizou: “Não fazemos nada sozinhos, tudo acontece com parcerias das secretarias principalmente da secretaria de infraestrutura que deixou esse prédio nessas condições de conforto; também da secretaria de Saúde da gestão municipal e da população. Nossa gente tem o dom de ajudar uns aos outros. Estamos juntos sempre buscando o melhor para a nossa cidade; tenho ciência do quanto esta benfeitoria significará para a população que busca atendimento de saúde no dia a dia. Com muito trabalho e aos poucos, estamos construindo uma nova história em Matina.” – disse a prefeita, agradecendo em seguida a todos os funcionários, os Agentes Comunitários, médicos enfermeiros, dentistas, assistentes de enfermagem, recepcionistas e a todos que trabalham na área da saúde, pelo empenho e o dedicado trabalho que tem prestado ao município.
O novo espaço dispõe de uma Equipe da Estratégia de Saúde da Família com clínico geral, dentista, enfermeiro, agentes comunitários, técnicos de enfermagem, recepcionista e auxiliar de consultório dentário.
A unidade completamente requalificada dispõe de um consultório médico, um consultório de enfermagem, consultório odontológico, sala de triagem, sala de curativo, sala de expurgo, sala de esterilização, banheiros masculino e feminino para cadeirantes, banheiros para funcionários, depósito para materiais de limpeza, copa, cozinha, farmácia e sala de vacinação.