Secretaria de Obras e Serviços Urbanos
PREFEITURA DE MATINA E CODEVASF FAZEM PARCERIA PARA RECUPERAÇÃO DAS NASCENTES
26/06/2023
A prefeita Olga Gentil, acompanhada do Secretário de Infraestrutura Wagner Marcos de Castro e do Secretário de Administração Mateus Fernandes, reuniu na manhã dessa segunda feira com o Diretor da Codevasf/Guanambi Hudson Caldeira de Faria, para a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura e o órgão, visando a recuperação de nascentes e mananciais do município de Matina
O Programa de recuperação hidroambiental promovido pela 2ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – CODEVASF, visa proteger as nascentes dos animais, da erosão e da ação predatória do homem, com ações educativas sobre manejo e uso da água e contribue para o aumento da reserva de água voltada para o consumo humano e animais.
A Empresa vai desenvolver ações como; cercamento de nascentes e construção de barraginhas de captação de enxurradas; recomposição da vegetação ao redor das nascentes; adequação de estradas de terra; ações educativas de conscientização ambiental, inclusive com a instalação de placas com mensagens educativas.
A Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, fará o mapeamento das nascentes e a Codevasf com recursos próprios, desenvolverá as ações.